terça-feira, 26 de novembro de 2013

EXISTE APENAS UM DE NÓS!


Dizem que a vida é feita de pequenas coisas. Já eu, digo que pequenas coisas não existem. Obviamente não estou falando do tamanho físico das coisas, mas sim das coisas que classificamos como de pequena importância. Não existe nada pouco importante. Existe aquilo que exige de nós mais, ou menos tempo, mas TUDO É IMPORTANTE NA VIDA, para o bem ou para o mal.

Houve um tempo em que acreditei que eu só seria relevante na vida se eu fizesse alguma coisa que, diretamente, mudasse o mundo para sempre. Eu pensava que a pessoa que inventou a lâmpada era alguém realmente relevante, mas a pessoa que entrega o jornal em casa, nem tanto. Mas esse pensamento só durou até o momento em que eu percebi como todas as coisas estão interconectadas, e afinal entendi que EXISTE APENAS UM DE NÓS.

Por mais que existam mais de 7 bilhões de indivíduos no planeta, todos estes desatentos seres pertencem à humanidade (uma unidade), e cada indivíduo influencia a vida do outro, quer saiba disso, quer não. TUDO o que você faz, afeta TODO o seu entorno, e por consequência, toda a unidade humana. O fato de você ter segurado o elevador para aquela pessoa que chegou correndo porque estava atrasada, pode ter impedido uma demissão que causaria sérios problemas à família daquela pessoa. Mas não só à família dela. Talvez a empresa não conseguisse atender determinado cliente que só aquela pessoa poderia ter atendido, e esse cliente acabaria deixando de conseguir um empréstimo que poderia ter financiado o desenvolvimento do primeiro carro movido a água. Ou seja, o simples fato de você segurar o elevador pra alguém, ou não, pode mudar TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE!

Percebe como não existe ação pequena?

Mesmo quando você decide não fazer nada, de fato está fazendo alguma coisa. É a ação da não ação, e isso tem influência no todo. O que você deixa de fazer interfere no fluxo de todas as coisas, tanto quanto o que você faz ativamente. Não há como fugir, tudo o que você faz ou deixa de fazer, tem influência no todo.

É como se a vida fosse uma grande engrenagem em que todas as peças, grandes ou pequenas, tem a sua função. E quando uma peça não está funcionando, a máquina toda passa a ter um problema. Alguns tem consciência disso, a maioria não. E enquanto for assim, alguns poucos, que entendem como a “máquina” funciona, dominarão a muitos.

Acho que já está na hora de aprendermos qual é a nossa função nessa engrenagem toda, mas sabemos que as coisas não acontecem tão rápido. Então, enquanto a gente vai tomando consciência aos poucos de como as coisas funcionam, vamos aprender pelo menos uma coisa:

EXISTE APENAS UM DE NÓS!



Giordano Nârada